Não dependa do computador do evento!
- Gustavo Rivera
- 16 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Chegou o dia da apresentação mais importante da vida de Pedro. Dois longos anos para desenvolver sua dissertação de mestrado. Entre idas e vindas do seu trabalho escrito com o seu orientador, finalmente estava tudo pronto para selar com "chave de ouro” esse importante passo da sua trajetória acadêmica. Pedro nunca foi procrastinador e sempre ralou bastante para ter tempo suficiente de revisar seus trabalhos e ajustá-los na medida do necessário.
Não foi diferente com o desenvolvimento da sua defesa do mestrado. Há muito ele começara a redigir o roteiro da sua apresentação e a desenvolver os slides para o grande dia. Seu orientador avisou-o da necessidade do envio do arquivo da apresentação com um mínimo de 2 dias da defesa e Pedro assim o fez.
Dia da defesa. Pedro chega um pouco mais cedo que todos, liga o computador, abre seu email (afinal, ele tinha enviado uma cópia do arquivo para si pensando neste momento) e clica para fazer o download do arquivo. Baixado. Agora, basta abrir a apresentação e deixar tudo pronto no slide inicial.
O que!?! Tudo desconfigurado na apresentação. Aquela organização dos elementos visuais repetidamente conferida em seu computador nos dias que antecederam a defesa não está mais lá. Não tinha como Pedro não ficar desesperado e, aí, toda a preparação para esse grande dia pode ter sido comprometida.

Mais básica que esta regra, não existe. Você desenvolveu todos os seus slides e, se não todo, uma boa parte do roteiro da sua narrativa no SEU computador. Se ainda não tem um, aliás, pense urgentemente em adquirir um notebook ou tablet que possa levar consigo para onde quer que você realize suas apresentações.
Apesar de muitos eventos disponibilizarem uma máquina para os palestrantes rodarem suas palestras, quem vai garantir que a VERSÃO DO APLICATIVO de apresentações desse computador será o mesmo no qual você estruturou sua apresentação? Além disso, quem garantirá que as funcionalidades da versão do sistema operacional da máquina do evento serão as mesmas da versão do seu computador?
Normalmente, o principal problema reside nas FONTES. Para que uma fonte seja exibida da maneira correta, é necessário que esteja INSTALADA no computador que rodará o arquivo da sua apresentação. “Ah, mas se eu levar o arquivo para instalar”? Será que você terá acesso que permita tal instalação? “Mas o PowerPoint não incorpora a fonte na apresentação?” Sim e não. Ele incorpora se você assim o fizer na origem e, ainda assim, ficaria refém da versão do PowerPoint instalada na máquina a ser exibida.
Em resumo: não corra o risco! Use o SEU notebook ou tablet para transmitir os slides. Uma situação como essa, mesmo que consiga ser resolvida (ufa!), certamente será acompanhada de muito estresse e, com ele, uma desconcentração que poderá (e provavelmente irá) afetar toda a sua performance e o próprio resultado.

Excelente dica!